SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2ATIVIDADES ENZIMÁTICAS DE SOLO COM ESTÁGIOS E MANEJO DE REGENERAÇÃO DE FLORESTAS DA CAATINGANITROGÊNIO E POTÁSSIO EM CÁRTAMO: ÍNDICE DE CLOROFILA, CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS E USO DA ÁGUA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

LOAYZA-CABEZAS, SOPHIA; RODRIGUEZ-TREJO, DANTE ARTURO; HERNANDEZ-ACOSTA, ELIZABETH  e  SUAREZ, JUAN ALMARÁZ. EFEITO DA IRRADIÂNCIA, TEMPERATURA E ESCARIFIÇÃO NA CAPACIDADE GERMINATIVA E NO DESENVOLVIMIENTO DAS PLÃNTULAS DE Myroxylon balsamum (L.) HARMS. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.2, pp.415-423. ISSN 1983-2125.  https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n218rc.

Myroxylon balsamum é uma valiosa árvore tropical, com madeira de boa qualidade e que também fornece produtos não madeiráveis, como bálsamo e resina. As elevadas taxas de desmatamento em sua distribuição natural e a extração não regulamentada de sua resina e madeira têm levado esta espécie à ameaça de extinção. A regeneração desta espécie tem sido pouco estudada, não havendo registros sobre a germinação e plasticidade de sua semente sob condições controladas. Neste trabalho avaliou-se o efeito da escarificação (corte longitudinal do fruto, exposição do embrião, testemunha não escarificada) e de fatores ambientais (diferentes níveis de intensidades luminosas e de regimes de temperatura) na capacidade germinativa da semente e no desenvolvimento das plântulas. A semente de M. balsamum é ortodoxa e os tratamentos de escarificação promoveram sua germinação. Pode haver uma latência física. A informação derivada deste trabalho pode apoiar programas de conservação e de restauração com M. balsamum.

Palavras-chave : Capacidade germinativa; Qualidade de planta; Dormência física.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )