SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número3PREDIÇÃO DE VALORES FENOTÍPICOS E GENOTÍPICOS VIA RR-BLUP/GWS E REDES NEURAISEFEITO DO ADUBO VERDE FLOR-DE-SEDA NO SISTEMA CONSORCIADO DE CENOURA E ALFACE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

MARTINS, JÉSSYCA DELLINHARES LOPES; SORATTO, ROGÉRIO PERES; FERNANDES, ADALTON MAZETTI  e  DIAS, PEDRO HENRIQUE MARTINS. ADUBAÇÃO FOSFATADA E TEXTURA DO SOLO INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DA BATATA. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.3, pp.541-550. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252018v31n302rc.

A batata (Solanum tuberosum L.) é uma cultura nutricionalmente exigente e o fósforo (P) é um dos nutrientes que exerce grande efeito sobre a produtividade de tubérculos. Porém, como a disponibilidade de P é influenciada pela textura do solo, existem dúvidas de como o fornecimento de P afeta o crescimento e a produtividade das plantas de batata em solos de texturas diferentes. Assim, objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da adubação fosfatada e da textura do solo na nutrição, crescimento, produtividade e eficiência de uso (EU) do P das plantas de batata. O experimento foi conduzido em casa de vegetação no delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 4×2, com cinco repetições. Os tratamentos foram representados por quatro doses de P (10, 50, 100 e 200 mg dm-3 P) e duas texturas de solo (argiloso e arenoso). Os teores foliares de P, Ca e Mg foram maiores no solo arenoso e as doses de P aumentaram os teores de N, P e Ca nas folhas. A adubação fosfatada aumentou o crescimento das plantas, a quantidade de P acumulada na parte aérea e a produtividade de tubérculos em ambos os solos, porém, de forma mais expressiva e até maiores doses na batata cultivada no solo argiloso. A EU do P aplicado não foi afetada pela textura do solo. Na batata cultivada no solo arenoso, a EU do P absorvido foi reduzida em função da diminuição na produção de MS e aumento nos teores de P nos órgãos da planta com fornecimento de altas doses de P.

Palavras-chave : Solanum tuberosum; Solo arenoso; Solo argiloso; Matéria seca; Acúmulo de fósforo..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )