SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue3MICROBIAL INTERACTIONS IN THE DEVELOPMENT OF THE BIOMASS OF GLIRICIDIAUSE OF ATMOSPHERIC PLASMA IN GERMINATION OF Hybanthus calceolaria (L.) Schulze-Menz SEEDS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Caatinga

Print version ISSN 0100-316XOn-line version ISSN 1983-2125

Abstract

OLIVEIRA, FRANCISCO ÍTALO FERNANDES DE et al. BIOMASSA E PIGMENTOS CLOROPLASTÍDICOS EM MUDAS DE JAQUEIRA SOB ESTRESSE SALINO E ADUBAÇÃO NITROGENADA. Rev. Caatinga [online]. 2018, vol.31, n.3, pp.622-631. ISSN 1983-2125.  https://doi.org/10.1590/1983-21252018v31n310rc.

A irrigação com água salina é uma necessidade mundial e o excesso de sais da água ou do solo, causa inibição no crescimento e no rendimento da grande maioria das plantas cultivadas. Nesse contexto, os fertilizantes nitrogenados podem constituir alternativa para a mitigação dos efeitos dos sais sobre as plantas. Com isso, objetivou-se avaliar o acúmulo de biomassa e o índice de pigmentos clorofiláticos em mudas de jaqueira irrigadas com água de salinidades crescentes no solo com fontes de nitrogênio. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados com quatro repetições e com três plantas por parcela, arranjados em fatorial 5 × 3, relativo aos níveis de condutividade elétrica da água de irrigação de 0,3; 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 dS m-1, no solo sem nitrogênio, com sulfato de amônio e com ureia aplicados parceladamente aos 60 e 75 dias após a semeadura. O aumento da salinidade da água elevou a salinidade do solo, a qual foi intensificada pela dose de 150 mg de N, principalmente quando aplicada na forma de sulfato de amônio, ao ponto de inibir a formação de massa da matéria seca e os teores de clorofila em mudas de jaqueira. As maiores reduções no índice de clorofila a e b foram nas mudas de jaqueira irrigadas com água de 4,0 dS m-1 no solo sem adubação nitrogenada. A ureia é a fonte nitrogenada mais indicada para produção de mudas em condições de elevada salinidade.

Keywords : Artocarpus heterophyllus L.; Estresse salino; Adubação nitrogenada..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )