SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1PLANTAS DANINHAS POTENCIAIS HOSPEDEIRAS DE PATÓGENOS RADICULARES EM MELANCIAPRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE FRUTOS DE MORANGUEIRO ADUBADOS COM BIOFERTILIZANTE BOVINO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

HENDGES, Ana Régia Alves de Araújo; GUIMARAES, Marcelo de Almeida; SILVA, Júlio César Dovale  e  LIMA NETO, Benedito Pereira. DESEMPENHO AGRONÔMICO E EFICIÊNCIA BIOLÓGICA DE COUVE CONSORCIADA COM PLANTAS CONDIMENTARES. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.7-15.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 1983-2125.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n102rc.

A consorciação de culturas é uma estratégia de manejo que visa a sustentabilidade dos agrossistemas, sendo adequada à produção de hortaliças. A couve é preponderantemente manejada sob cultivo solteiro, mas observações de campo tem indicado que a cultura tem potencial produtivo satisfatório quando cultivada em consórcio com outras hortaliças. Neste trabalho, avaliou-se o desempenho produtivo e a eficiência biológica do consórcio de couve com espécies condimentares. O experimento foi realizado na Horta didática da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza - CE. Os tratamentos consistiram do cultivo de couve solteira e consorciada com espécies condimentares (cebolinha, coentro, manjericão e salsa), bem como seus respectivos cultivos solteiros. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com cinco repetições. Avaliou-se as massas fresca e seca das folhas de couve e da parte aérea para as espécies condimentares. A eficiência biológica foi avaliada pelo índice de uso eficiente da terra, contribuição relativa da cultura de couve ao UET, razão de área equivalente no tempo e índice de produtividade do sistema. O consórcio com salsa resultou nas maiores produções de massas fresca e seca de folhas de couve, mostrando-se com a maior eficiência agronômica.

Palavras-chave : Brassica oleracea L; var; acephala; Consorciação de culturas; Eficiência agronômica; Uso eficiente da terra.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )