SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1POTENCIAL TÓXICO DE Esenbeckia pumila Pohl (Rutaceae) SOBRE Artemia salina E Atta sexdens rubropilosaCOMPONENTES DE PRODUÇÃO DA VIDEIRA ‘ISABEL PRECOCE’ SUBMETIDA À ADUBAÇÃO NITROGENADA E ORGÂNICA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

SILVA, Fernando Henrique Alves da et al. ATRIBUTOS FÍSICOS E FISIOLÓGICOS DE SEMENTES SALVAS DE FEIJÃO-CAUPI UTILIZADAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.113-120.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n112rc.

Objetivou-se avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes salvas de feijão-caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) utilizadas no semiárido brasileiro e compará-las com as variedades de sementes certificadas. Foram testadas 37 amostras de sementes salvas oriundas de diferentes municípios do Rio Grande do Norte e duas variedades de sementes certificadas (BRS Guariba e BRS Pujante), provenientes do campo de produção da Embrapa Produtos e Mercado, Petrolina, PE. Para avaliação da qualidade física, as sementes foram submetidas aos testes de grau de umidade, peso hectolítrico, peso de mil sementes e pureza física. Na avaliação da qualidade fisiológica testou-se a germinação, primeira contagem de germinação, emergência em campo, índice de velocidade de emergência, matéria seca de parte aérea e envelhecimento acelerado. As sementes salvas de feijão-caupi apresentaram grandes diferenças, sugerindo tanto a influência da variabilidade genética como dos diferentes ambientes de cultivo. A utilização de sementes salvas de feijão-caupi pelos pequenos produtores das áreas semiáridas do nordeste do Brasil se constitui em prática inviável por se tratar de sementes de qualidades física e fisiológica inferiores às sementes de origem certificadas.

Palavras-chave : Vigna unguiculata; Qualidade física; Semente certificada; Potencial fisiológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )