SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1FUNÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE PROBABILIDADE APLICADAS NA ESTIMATIVA DA NECESSIDADE HÍDRICA EM PROJETOS DE IRRIGAÇÃOPOTENCIAL PRODUTIVO DO GIRASSOL SOB DOSES DE BIOFERTILIZANTE CAPRINO E LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Italcy de et al. ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA NA CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE SOLOS EM REGIÃO SEMIÁRIDA. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.200-210.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n120rc.

O solo é um sistema dinâmico e complexo ao ser estudado, que demanda para fins de pesquisa um considerável número de amostras e análises. Com os métodos estatísticos multivariados podem-se criar condições mais favoráveis ao analisar as amostras, i.e. redução e simplificação estrutural dos dados. Este trabalho tem por objetivo empregar a ferramenta de análise estatística multivariada, por meio da análise fatorial (AF) e de agrupamentos hierárquicos, na caracterização ambiental de solos em regiões semiáridas, considerando aspectos antrópicos (uso e ocupação do solo) e topográficos (altitude e declividade), além de atributos físicos e químicos (umidade, granulometria, resistência à penetração e matéria orgânica), utilizando como estudo de caso a Microbacia Hidrográfica do São José (MHSJ), localizada na Região do Cariri cearense. A AF foi realizada pelo método dos componentes principais, empregando a rotação varimax normalizada. Na análise de agrupamento hierárquico foi utilizado o método do "vizinho mais distante" como critério hierárquico de agrupamento, com medida de dissimilaridade dada pela "distância euclidiana quadrada". A AF demonstrou que dois fatores explicam 75,76% da variância total dos dados. A análise de agrupamentos hierárquicos aglomerou as amostras em três grupos com características similares: um com amostras coletadas em uma área de floresta preservada e dois com amostras coletadas em áreas com solos mais antropizados. Isso indica que a ferramenta estatística utilizada apresentou sensibilidade para distinguir os solos mais conservados e os solos com diferentes níveis de antropização.

Palavras-chave : Análise fatorial; Análise de agrupamentos Hierárquicos; Solos antropizados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )