SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1POTENCIAL PRODUTIVO DO GIRASSOL SOB DOSES DE BIOFERTILIZANTE CAPRINO E LÂMINAS DE IRRIGAÇÃOATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM BANANAL FERTIRRIGADO COM ÁGUA RESIDUÁRIA SANITÁRIA TRATADA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

LOPES, Iug  e  MONTENEGRO, Abelardo Antônio de Assunção. ESPACIALIZAÇÃO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E PARÂMETROS FÍSICO-HÍDRICOS SOB DIFERENTES USOS EM REGIÃO ALUVIAL. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.222-233.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n122rc.

A caracterização da estrutura de variabilidade espacial de propriedades hidráulicas e da salinidade do solo é de grande importância para um adequado manejo agrícola de vales aluviais e para proteção da vegetação ciliar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi a verificação da precisão de medições indiretas da condutividade elétrica aparente (CEa) utilizando o EM38®, bem como de parâmetros físico-hídricos do solo, e suas inter-relações espaciais. O estudo foi desenvolvido na Unidade Avançada de Pesquisa da UFRPE, localizada na Bacia do Rio Brígida, município de Panamirim-PE, no período do segundo semestre de 2016, possuindo uma faixa de mata ciliar de 100 m de largura, transversalmente a cada margem do rio. Adotou-se uma área com malha regular 20 x 10 m, totalizando 80 pontos, onde foram feitas avaliações da condutividade hidráulica e a calibração da CEa. A utilização da geoestatística permitiu identificar a dependência espacial e a dependência de todos atributos estudados, possibilitando sua espacialização e a utilização das leituras indiretas no mapeamento de precisão. Verificou-se que 86% da variabilidade da condutividade elétrica do solo pode ser explicada pelas leituras indiretas com o equipamento de indução eletromagnética (EM38®). Os valores de alcance foram de 80 m, 380 m e 134 m foram obtidas para a umidade do solo, CEa e condutividade hidráulica, respectivamente, as quais apresentaram forte dependência espacial. Verificou-se a relevância da mata ciliar na manutenção de umidade e porosidade do solo e, principalmente, contribuição para uma maior capacidade de infiltração do solo, mesmo para condições severas de escassez, e para as camadas sub-superficiais do mesmo.

Palavras-chave : EM38; Serviços ecossistêmicos; Uso de solo; Beerkan; Geoestatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )