SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1REAÇÃO DE Crambe abyssinica A Meloidogyne javanica E M. incognita RAÇA 3REAÇÃO DE GENÓTIPOS DE MELOEIRO A PODRIDÃO DE RAÍZES CAUSADA POR Monosporascus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

OLIVEIRA, Izabela Cristina de et al. PROTRUSÃO RADICULAR NA QUALIDADE DE SEMENTES DE CHIA. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.1, pp.282-287.  Epub 09-Maio-2019. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n129rc.

O teste de protrusão radicular é um teste de vigor, baseando no princípio de que sementes com alto vigor emitem a raiz primária mais rápido em comparação com as menos vigorosas. A chia é uma planta propagada por sementes, sendo motivo de pesquisa pelos seus benefícios a saúde, mas com poucas informações técnicas sobre a cultura. O objetivo do trabalho foi adequar à metodologia do teste de protrusão radicular para determinação do vigor de lotes de sementes de chia. Utilizou-se cinco lotes de sementes de chia, submetidos à avaliação da qualidade inicial por meio dos testes de germinação e vigor (primeira contagem de germinação, emergência e índice de velocidade de emergência). O teste de protrusão radicular foi realizado nas temperaturas de 20, 25 e 30 ºC, e avaliado a cada duas horas até 42 horas, onde se obteve a estabilidade da protrusão, e sendo utilizado o critério de contagem de 2 mm de raiz primária. O teste de protrusão radicular na temperatura de 20 ºC não distinguiu os lotes semelhantes à emergência. A 25 °C, foi possível classificar os lotes de forma semelhante à emergência após 30 horas. A temperatura de 30 °C foi eficiente na aceleração da protrusão radicular e separação dos lotes de sementes. O teste de protrusão radicular é sensível para detectar diferenças de vigor entre os lotes de sementes de chia, devendo ser conduzido por 30 horas a 25 ºC.

Palavras-chave : Salvia hispanica; Vigor; Raiz primária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )