SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2REPRODUÇÃO DE Pratylenchus zeae E P. brachyurus EM PLANTAS DE COBERTURASELETIVIDADE DE INSETICIDAS A Encarsia hispida (Hymenoptera: Aphelinidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Caatinga

versão impressa ISSN 0100-316Xversão On-line ISSN 1983-2125

Resumo

FREITAS, THAISY GARDÊNIA GURGEL DE et al. RENDIMENTOS DE GRÃOS E ANÁLISE DE TRILHA NA AVALIAÇÃO DE VARIEDADES TRADICIONAIS DE FEIJÃO-CAUPI. Rev. Caatinga [online]. 2019, vol.32, n.2, pp.302-311.  Epub 18-Jul-2019. ISSN 0100-316X.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252019v32n202rc.

O feijão-caupi é uma das principais culturas alimentícias do Nordeste brasileiro e, por essa razão, existe interesse em melhorá-la geneticamente. Foram coletadas variedades tradicionais dessa cultura no Estado do Rio Grande do Norte e as mais promissoras foram avaliadas no presente trabalho. Objetivou-se identificar as mais produtivas e distinguir, entre as características avaliadas, a que possui o maior efeito direto sobre o rendimento de grãos, para fins de melhoramento. Doze variedades foram avaliadas em blocos ao acaso com cinco repetições em dois experimentos. Um dos experimentos foi irrigado. O outro experimento foi realizado na época das chuvas, mas requereu irrigação devido à ausência quase que total de chuvas. As variedades Baraúna e Carnaubais foram as mais produtivas nos dois experimentos. No experimento realizado com irrigação foi destaque a variedade Campo Grande. Sob condições de sequeiro (com chuvas) destacaram-se também as variedades José da Penha, Lagoa de Pedra, Umarizal e Upanema. O número de vagens por planta foi o principal caráter a influenciar o rendimento de grãos.

Palavras-chave : Vigna unguiculata; Variedades crioulas; Feijão-de-corda; Feijão macassar; Componentes do rendimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )