SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Adaptation and validation of the Portuguese Peabody Developmental Motor Scales-2 version: A study with preschoolers childrenLeisure and youth: an analysis of beer propaganda conveyed by television author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

COTRIM, João Roberto; LEMOS, Anderson Garcia; NERI JUNIOR, João Evangelista  and  BARELA, José Angelo. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2011, vol.22, n.4, pp. 523-533. ISSN 1983-3083 .  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.12575.

O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças que cursaram o Ensino Fundamental I em contextos escolares diferentes. Foram escolhidas aleatoriamente quinze crianças de uma escola pública (CEPub) e 15 de uma escola particular (CEPar), todas matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças da CEPar tiveram, ao longo das primeiras quatro séries do Ensino Fundamental I, aulas de Educação Física com profissional da área, enquanto as do grupo CEPub tiveram atividades com professor da grade regular, sem formação em Educação Física. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes Locomotor e Controle de Objeto do Test of Gross Motor Development, tendo-se obtido o valor bruto e a idade motora equivalente. MANOVAs indicaram valores brutos e idade motora equivalente inferiores para o grupo CEPub quando comparados com os valores do grupo CEPar. Finalmente, testes t não indicaram diferença entre idade motora equivalente e idade cronológica para o grupo de CEPar, porém indicaram idade motora equivalente inferior à idade cronológica para o grupo de CEPub, no subteste Controle de Objeto. Esses resultados indicam que o contexto escolar influencia o curso de desenvolvimento motor de crianças.

Keywords : Educação Física; Ensino Fundamental e Médio; Desenvolvimento humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese