SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Gymnastics in physical education classes: the issue of "body warming" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

NASCIMENTO, Elaine Batista do; LEITE, Richard Diego  and  PRESTES, Jonato. Câncer: benefícios do treinamento de força e aeróbio. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2011, vol.22, n.4, pp. 652-658. ISSN 1983-3083 .  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v22i4.11670.

O objetivo do presente estudo foi analisar os benefícios do treinamento de força e aeróbio durante e após o tratamento de pacientes com câncer. Para esta revisão foram utilizados periódicos das bases de dados PubMed, MEDLINE, SciELO e LILACS. A partir das evidências científicas apresentadas pelos estudos, destaca-se que o exercício físico melhora a capacidade funcional, a composição corporal, a atividade das células matadoras naturais (NK), o estado de humor e a qualidade de vida de pacientes com câncer. É possível concluir que a combinação de treinamento de força e aeróbio pode trazer benefícios para os pacientes em tratamento e pós-tratamento de câncer, sendo bem tolerado.

Keywords : Treinamento de força; Exercício aeróbio; Tratamento de câncer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese