SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Effects of creatine and caffeine supplementation on the bone breaking force in rats subjected to vertical jumping exerciseAnthropometric indices related to cardiovascular and metabolic diseases in older adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

ROCHA, Clarice Lages de La et al. Efeitos do farelo de aveia sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos em corredores de rua. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2012, vol.23, n.1, pp. 115-122. ISSN 1983-3083 .  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i1.10557.

O objetivo deste trabalho foi investigar as alterações sobre parâmetros antropométricos e bioquímicos após a suplementação crônica de farelo de aveia em corredores de rua na faixa etária de 18 a 52 anos. Os corredores foram divididos em dois grupos: grupo placebo (GP) e grupo experimental (GE) - respectivamente n = 7 e n = 12. Durante oito semanas o GP recebeu 20g de talco e o GE 30g de farelo de aveia. Foram avaliados a massa corporal, o percentual de gordura, a circunferência abdominal (CA), o índice de massa corporal (IMC), os leucócitos, os linfócitos e as imunoglobulinas A, G e A salivar. O grupo GE teve diminuída a massa corporal (IMC) e a CA, o que não ocorreu no GP após oito semanas. Nesse grupo também houve redução nas imunoglobulinas A e G no GE e redução na imunoglobulina G, se comparado com o GP. A suplementação de farelo de aveia demonstrou resultado positivo sobre os parâmetros antropométricos, mas com pequenas modificações bioquímicas.

Keywords : Fibra solúvel; sistema imune; corredores; exercício físico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese