Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da atividade física sistemática sobre o desempenho motor de crianças pré-escolares

Effects of systematic physical activity on the motor performance of preschool children

O objetivo desta investigação foi avaliar e comparar o desempenho motor de pré-escolares praticantes e não-praticantes de atividade física sistemática. Participaram do estudo 88 crianças (52 praticantes e 36 não-praticantes), com idades entre quatro e seis anos, matriculadas em turmas de Jardim de Infância de cinco escolas de Porto Alegre/RS. Foi aplicado um questionário para verificar o nível de atividade física das crianças; e, para a análise do seu desempenho motor foi utilizado o Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados evidenciaram que, embora ambos os grupos tenham exibido desempenho motor abaixo do esperado para a sua idade, os praticantes apresentaram desempenho superior ao de não-praticantes em habilidades locomotoras, de controle de objetos e no coeficiente motor amplo.

Atividade física; Desempenho motor; Crianças


Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, 87020-900 Maringá - PR, Tel.: (55 44) 3011 4470 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br