A construção de uma prática emancipatória para o ensino do Karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos "saberes docentes" (TARDIF, 2002TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.; GAUTHIER et al., 2006GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre os saberes docentes. 2. ed. Unijuí: Ijui, 2006.) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do Karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.
Saberes docentes; Prática pedagógica; Karatê