Acessibilidade / Reportar erro

A transposição didática na Educação Física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado

Didactic transposition in school Physical Education: reflection in pedagogic practice of teachers in initial education during supervised internship

O objetivo deste trabalho foi apontar e (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa - PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.

Estágio; Formação; Docentes


Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, 87020-900 Maringá - PR, Tel.: (55 44) 3011 4470 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br