SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Intensity and seasonality of physical activity of children during school recessPost-exercise hypotension following aerobic and resistance exercises in individuals with spinal cord injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

FORTES, Leonardo de Sousa; ALMEIDA, Sebastião Sousa  and  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para transtornos alimentares em nadadoras. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2014, vol.25, n.1, pp.127-134. ISSN 1983-3083.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.21640.

O objetivo foi analisar a influência da periodização do treinamento sobre os comportamentos de risco para os transtornos alimentares (TA) em atletas do sexo feminino. Participaram 28 nadadoras com idade entre 12 e 16 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) para avaliar comportamentos de risco para os TA. As nadadoras foram avaliadas ao longo de um macrociclo de treinamento, contendo as etapas: preparatório geral, preparatório específico, competitivo e polimento. Os achados demonstraram aumento da frequência dos comportamentos restritivos (p<0,05) e purgativos (p<0,05) nos períodos competitivo e polimento em relação às etapas iniciais da periodização do treinamento (preparatório geral e específico). Concluiu-se que a periodização do treinamento na natação influenciou os comportamentos de risco para os TA. Logo, identificou-se que o período competitivo e o polimento podem ser etapas críticas para o desenvolvimento de comportamentos de risco para os TA em jovens nadadoras.

Keywords : Transtornos alimentares; Atletas; Natação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )