SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2London 2012 Olympic Games: Brazilian men and women in focusConcurrent training and functional training promotes beneficial changes in body composition and nonalcoholic fatty liver of obese youth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

AMORIM, Marize; KRUG, Rodrigo de Rosso; BONETTI, Albertina  and  MAZO, Giovana Zarpellon. Fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2014, vol.25, n.2, pp.273-283. ISSN 1983-3083.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v25i2.19302.

Este estudo objetivou identificar os fatores influenciadores para adoção de prática de atividades físicas percebidos por pessoas longevas. Esta pesquisa qualitativa envolveu 69 mulheres com 80 anos ou mais de idade participantes de grupos de convivência. Os dados foram obtidos pela técnica de grupos focais e interpretados pela análise de conteúdo. Os fatores influenciadores identificados pelos longevos inativos fisicamente foram: a família e suas atribuições, atividade física e sua metodologia, atitudes positivas perante a prática de atividades físicas, estar com o outro e forma positiva de vivenciar o envelhecimento. Os ativos fisicamente além de destacarem os mesmos influenciadores relataram: atividade física de preferência e indicações para a prática de atividades físicas. Conhecer esses influenciadores para a prática é essencial para o desenvolvimento de estratégias e planejamento de ações dos profissionais de Educação Física a serem aplicadas antes, durante e após as aulas, visando adoção e continuidade dos longevos nessas atividades.

Keywords : Facilitadores; Atividade física; Grupo focal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )