RESUMO
Analisa propostas didático-pedagógicas publicadas pelas Secretarias Estaduais de Ensino, utilizando o paradigma indiciário para investigar suas formas e protocolos de projeção das práticas pedagógicas da Educação Física. Caracteriza-se como uma pesquisa documental que tem como fonte a Proposta Curricular de Minas Gerais, o Currículo Básico do Espírito Santo, o Currículo em Debate de Goiás, as Orientações Teórico-Metodológicas de Pernambuco, o Livro Didático Público do Paraná, os Cadernos do Professor de São Paulo e os Materiais Didáticos do Rio de Janeiro. A intepretação das formas evidencia intenções de demarcação da gestão política; repetição de conteúdos com lacunas quanto à progressão pedagógica deles; valorização do conhecimento teórico e interdisciplinar à medida que avança para o ensino médio; imagens como elementos de ilustração e produção de significados; e documentos que são produtos da parceria entre universidade e secretarias de educação.
Palavras-chave
Educação Física; Livro Didático; Educação