SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2EDUCATING FOR DIVERSITY: GENDER AND SEXUALITY IN THE PERCEPTION OF STUDENTS AND SUPERVISORS OF THE INSTITUTIONAL SCHOLARSHIP PROGRAM OF TEACHER INITIATION (UFSM)TEACHING EXPERIENCES IN SUPERVISED PRACTICUM AND SELF-EFFICACY TO TEACH PHYSICAL EDUCATION IN SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

Print version ISSN 0103-3948On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

MATOS, Juliana Martins Cassani et al. CONTEÚDOS DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SABERES COMPARTILHADOS NAS NARRATIVAS DOCENTES. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.181-199. ISSN 0103-3948.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23200.

O artigo analisa o modo como os professores de Educação Física trabalham com os conteúdos de ensino, problematizando as tensões e as potencialidades que atravessam suas práticas pedagógicas. Do tipo narrativa (CERTEAU, 2002; RIBEIRO; SOUZA, 2010), a pesquisa possui como colaboradores 14 professores que atuam na Educação Básica na Microrregião Metropolitana do Estado do Espírito Santo. Utiliza, como instrumentos para a produção das fontes, uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e três a cinco narrativas individuais orais. Os docentes indiciam concepções de conteúdos relacionados com as práticas, sinalizando o que compreendem como especificidade da área e sistematizam o que ensinam por meio de projetos construídos em diálogo com diferentes disciplinas, produzindo uma integração curricular que se aproxima das discussões presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (BRASIL, 2013).

Keywords : Conteúdos de Ensino; Narrativas Docentes; Saberes Compartilhados.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )