SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2ANÁLISE DO PERFIL DA FLEXIBILIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MENSURADA POR MEIO DE DOIS TESTESEFEITO AGUDO DE DIFERENTES ROTINAS DE ALONGAMENTO ESTÁTICO SOBRE O SALTO COM CONTRAMOVIMENTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão impressa ISSN 0103-3948versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

NOGUEIRA, Francine Caetano de Andrade et al. INFLUÊNCIA DAS CARGAS DE TREINAMENTO SOBRE O RENDIMENTO E OS NÍVEIS DE RECUPERAÇÃO EM NADADORES. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.267-278. ISSN 0103-3948.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23120.

Este estudo verificou o comportamento do estado de recuperação e dos níveis de rendimento em função das cargas externas e internas em atletas juvenis de natação. Participaram do estudo 17 atletas pertencentes a um clube de Minas Gerais. Para testar as diferenças entre as quatro semanas analisadas, entre o rendimento e entre os valores do RESTq, foi utilizada ANOVA para medidas repetidas e entre o estado de recuperação dos atletas nas duas fases, foi utilizado o teste t de Student para amostras pareadas. Utilizou-se o programa estatístico Statistica (versão 8.0) e nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que as variáveis de carga interna e de carga externa diminuíram da Fase da Transformação para a Fase de Polimento. Ao contrário, os níveis de recuperação aumentaram. Entretanto, o rendimento não se alterou entre as três competições e, durante a competição principal, não houve alteração significativa na relação recuperação-estresse do RESTq.

Palavras-chave : Natação; Desempenho Atlético; Educação Física; Treinamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )