SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2ACUTE CIRCUIT SESSION ON THE BEACH IN THE BLOOD PRESSURE CONTROL IN NORMOTENSIVE SUBJECTS: AN PILOT STUDY IN COMPARISON OF AEROBIC AND RESISTANCE EXERCISE SESSIONSMUCUNA PRURIENS SUPPLEMENTATION ASSOCIATED WITH RESISTANCE TRAINING DOES NOT CHANGE FOOD INTAKE, BODY WEIGHT AND MURINOMETRIC VALUES IN TRAINED ANIMALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

Print version ISSN 0103-3948On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

SANTOS, Thiago Cascaes dos et al. TESTE DE CARMINATTI: ANÁLISE DA REPRODUTIBILIDADE EM JOVENS MILITARES. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.301-307. ISSN 0103-3948.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23244.

O objetivo do presente estudo foi analisar a reprodutibilidade relativa e absoluta do pico de velocidade (PVT-CAR) e da frequência cardíaca máxima (FCmáx) determinados no teste incremental de Carminatti (T-CAR) em jovens militares. Vinte e sete militares do sexo masculino (idade = 19,3±1,1 anos, massa corporal = 69,5±7,7 kg, estatura = 1,76±0,9m, percentual de gordura = 8,9±3,2 %) pertencentes à Marinha do Brasil foram recrutados para participar deste estudo. Os participantes foram submetidos a duas sessões de avaliação, separadas por 48 horas, para a determinação do PVT-CAR e FCmáx a partir do protocolo do T-CAR. Os testes foram realizados nomes no horário, como intuito de minimizar a interferência das variações biológicas. Não foi encontrada diferença significativa para o PVT-CAR (t=0,773; p=0,446) e FCmax (t=0,543; p=0,592) entre a situação de teste e reteste. Além disso, o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) do PVT-CARe FCmax foram 0,73 e 0,90, com um coeficiente de variação do erro típico de medida (CVETM) de 1,55% e 1,28%, respectivamente. As análises de Bland-Altman para o PVT-CAR e FCmax também sugerem que houve boa concordância para essas medidas em condições repetidas. Desta forma, os resultados do presente estudo mostram que houve uma baixa variação intra-individual para o PVT-CARe FCmax, resultando em evidências consistentes de reprodutibilidade absoluta (CVETM) erelativa (CCI). Como aplicação prática,o T-CAR parece ser uma estratégia interessante para avaliar a máxima velocidade aeróbia de jovens militares em diferentes momentos do planejamento anual de treinamento.

Keywords : Miliatres; Pico de velocidade; Reprodutibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )