SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2SPORTING FORMATION PROCESS: FROM THE IDENTIFICATION TO THE DEVELOPMENT OF SPORTING TALENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Educação Física / UEM

Print version ISSN 0103-3948On-line version ISSN 1983-3083

Abstract

SILVA, Maritza Lordsleem; LEONIDIO, Ameliane da Conceição Reubens  and  FREITAS, Clara Maria Silvestre Monteiro de. PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E O ESTRESSE: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.2, pp.331-339. ISSN 0103-3948.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.23846.

A prática de atividade física tem sido inversamente associada aos níveis de estresse de adultos e idosos, bem como de indivíduos mais jovens, sendo proposta como uma estratégia para aliviar a tensão e minimizar as consequências nocivas do estresse. Assim, o objetivo do estudo foi descrever algumas características das produções científicas relacionadas à atividade física e estresse através de um levantamento bibliométrico, além de analisar a atividade científica e identificar as tendências das publicações com esta temática. Para isso, foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Lilacs, Scielo, MedLine, PubMed e Web of Science considerando como critérios de inclusão: publicações originais realizadas com seres humanos entre os anos de 2004 e 2014, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Foram excluídos artigos de revisão, teses, dissertações e monografias. Os resultados indicaram que a prática de atividades físicas está inversamente associada/ relacionada ao estresse, mostrando um crescente aumento da produção científica dessa temática.

Keywords : Estresse Psicológico; Atividade Motora; Revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )