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SENSORIALIDADE PARA CRIANÇAS: O PALADAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

SENSORIALITY FOR CHILDREN: THE TASTE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de um Programa de Jogos Sensoriais (ProJsei), voltado para a percepção gustativa, pertencente à Pedagogia da Corporeidade (PC), com crianças de quatro e cinco anos da rede pública de ensino de João Pessoa-PB. O ProJsei foi ministrado em 20 aulas de educação física infantil, durante dois meses, utilizando-se os jogos da cultura infantil como espaço de experimentações com alimentos de sabores básicos (doce, salgado, azedo e amargo). Numa pesquisa participante, o ProJsei foi implementado, segundo a Estruturação da Aula-laboratório da PC, e desenvolveu-se em três fases: inicial, com avaliação; intermediária, com intervenção educativa, e final, com avaliação comparativa dos resultados obtidos. O ProJsei, além de articular a Educação Física com a Nutrição na escola, incentiva as crianças a degustarem alimentos diferentes, para que possam lidar com as escolhas alimentares.

Palavras-chave:
Percepção; Jogo; Corporeidade; Educação física; Infância

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