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Revista da Educação Física / UEM

versão impressa ISSN 0103-3948versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

ALMEIDA, Bárbara Schausteck de  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. DAS "ORIGENS" DO ESPORTE NA INGLATERRA AOS JOGOS OLÍMPICOS IDEALIZADOS POR COUBERTIN: UM OLHAR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM LÍNGUA INGLESA. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2015, vol.26, n.3, pp.495-504. ISSN 0103-3948.  http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v26i3.26410.

Existe relativo consenso na produção científica brasileira que as características modernas do esporte podem ser identificadas a partir das escolas públicas inglesas no final do século XIX. Porém, pouco se sabe sobre o contexto da transformação das práticas para o esporte e seus novos significados sociais, que inclusive influenciaram Pierre de Coubertin na "recriação" dos Jogos Olímpicos modernos. Por isso, o objetivo deste artigo é aglutinar subsídios da produção acadêmica em inglês sobre o contexto no qual se deu a transformação das práticas esportivas nas escolas públicas inglesas no século XIX, bem como sobre os novos significados que essas práticas passaram a ter e suas influências em Pierre de Coubertin. Argumentamos que as condições sociais dessa fase de transição influenciaram diretamente nos novos significados que o esporte passou a adquirir, provocando significativos impactos para o desenvolvimento do fenômeno esportivo no século XX e XXI.

Palavras-chave : Esporte; História; Jogos Olímpicos.

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