O estudo relacionou a eficácia das situações de superioridade numérica temporal (H+) com o resultado dos jogos de uma competição nacional de polo aquático. Analisando as súmulas da competição a eficácia de H+ foi classificada como"baixa", "média" ou "alta". Já as equipes, pelo resultado da partida, foram classificadas como "perdedoras" ou "vencedoras". Utilizou-se a estatística descritiva e o teste qui-quadrado para avaliar o relacionamento entre as variáveis. Quando a eficácia de H+ foi baixa, 68% das equipes perderam a partida. Quando foi alta, 86,2% das equipes foram vencedoras. A eficácia de H+ teve um efeito significativo no resultado das partidas ( p < 0.001), sendo que uma equipe com baixa eficácia de H+ apresentou 13,25 mais chances de derrota. Concluiu-se que a eficácia de H+ influencia o resultado das partidas. Quando esta é média ou alta, as equipes apresentaram maior índice de vitória.
Desempenho Atlético; Avaliação do Rendimento; Treinamento