SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Double-ring and tension infiltrometer measurements of hydraulic conductivity and mobile soil regionsSweets formulated with mango skin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

CREMON, Cassiano et al. Micromorfometria de agregados do solo sob diferentes sistemas de cultivo de arroz. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 370-377. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.7016.

Há tempos busca-se um índice para qualificar a estrutura do solo e, nesse sentido, o estudo de imagens digitais de agregados do solo pode ser um caminho promissor. O presente trabalho teve por objetivo caracterizar, micromorfometricamente, os agregados de um Cambissolo Háplico Tb distrófico típico sob a influência de diferentes sistemas de manejo na cultura do arroz. Os sistemas de cultivo foram: convencional com semeadura na água, semeadura realizada em sequeiro e rotacionado com milho e arroz em um ciclo trienal. Os agregados foram coletados nas profundidades de 0-0,20 m, sendo utilizados aqueles retidos no intervalo de diâmetro de 9,52-4,76 mm e 4,76-2,00 mm, com um jogo de peneiras padrão. As análises dos agregados foram realizadas por meio de imagens digitais obtidas via scanner (300 dpi) sobre um total de 100 agregados dispostos em um tabuleiro de furos desencontrados. As imagens foram, posteriormente, analisadas com o programa Quantporo e as características dos agregados avaliadas foram: área, perímetro, rugosidade e aspecto. Os dados obtidos das análises micromorfométricas dos agregados do solo foram submetidos a análise de distribuição de frequências, teste de Qui-quadrado e testes de correlação não paramétrica de Spearman. Com base nas principais características micromorfométricas dos agregados menores (2,00-4,76 mm), concluiu-se que, no tratamento convencional, os agregados foram preponderantemente menores, mais arredondados e mais lisos.

Keywords : Imagens digitais; orizicultura; física do solo; Cambissolo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese