SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Physical and chemical characteristics of whole rice, broken rice, and soybean extractsAlternative apiaries shading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

SILVA, Adriana Aparecida  and  MIZIARA, Fausto. Avanço do setor sucroalcooleiro e expansão da fronteira agrícola em Goiás. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 399-407. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.11054.

A dinâmica de ocupação do território brasileiro apresenta padrões que a literatura define como "frentes". Um processo posterior a este refere-se à chamada Fronteira Agrícola, que se caracteriza pelo movimento de transformação na forma de uso, com base na inserção de novas tecnologias. Este trabalho buscou compreender o recente processo de expansão da cana em Goiás, partindo do pressuposto de que o avanço do setor sucroalcooleiro, neste Estado, representa uma nova etapa de expansão da Fronteira Agrícola. Foram utilizados produtos cartográficos, além de dados referentes a usinas, fornecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os quais foram manipulados com o auxílio do SIG ArcMap 9.2 e tratados estatisticamente com o editor de gráficos do Excel. O estudo baseou-se na representação do modelo de expansão da cana-de-açúcar, de 2005 a 2010, além de discussão acerca da localização de usinas, em relação ao padrão espacial que seguem. Por fim, discutiu-se a dinâmica de uso do solo, entre 2002 e 2009, com ênfase na inserção de áreas de produção da cana-de-açúcar. Os dados permitiram deduzir que o Estado de Goiás se insere neste novo processo de expansão de Fronteiras Agrícolas, no qual, ao contrário do que é defendido politicamente, a expansão ocorre principalmente em áreas de agricultura já consolidadas e de Cerrado, seguindo o eixo preferencial centro-sudoeste, que representa o mesmo do avanço da fronteira agrícola na década de 1970, sobretudo com grãos, em particular a soja.

Keywords : Cana-de-açúcar; expansão espacial; Cerrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese