SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Plants spatial arrangement for different maize hybridsCombination of nitrogen sources on common bean growth and yield author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

TEIXEIRA, Márcia Torres; VIEIRA, Henrique Duarte; PARTELLI, Fábio Luiz  and  SILVA, Roberto Ferreira da. Despolpamento, armazenamento e temperatura na germinação de sementes de Palmeira Real Australiana. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 378-384. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.9617.

A Palmeira Real Australiana (Archontophoenix alexandrae) é adequada à exploração racional de palmito, devido, principalmente, às suas características de precocidade, rusticidade e qualidade do palmito. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do despolpamento, armazenamento e temperatura sobre a germinação de sementes de Palmeira Real Australiana. Foram realizados dois experimentos. O primeiro constituiu-se da combinação de cinco métodos de despolpamento (despolpamento manual em peneira, após a colheita; despolpamento em ácido sulfúrico; frutos umedecidos e colocados em sacos plásticos, por três dias, para fermentar; frutos imersos em água, por três dias, sendo a água trocada diariamente; e frutos não despolpados) e quatro períodos de armazenamento (0, 30, 75 e 120 dias), a 20ºC. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x4, com cinco repetições de 30 sementes. No segundo experimento, as sementes extraídas após os frutos ficarem imersos em água por três dias foram colocadas para germinar, em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e cinco repetições de 30 sementes, sob diferentes condições de temperatura (temperaturas constantes de 25ºC, 30ºC, 35ºC e 40ºC e alternadas de 30ºC/20ºC (dia/noite) e 35ºC/25ºC (dia/noite)). Avaliou-se a percentagem de germinação e o Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e verificou-se que o despolpamento por imersão em água foi o melhor tratamento para preservar a viabilidade inicial e após o armazenamento das sementes, e que a temperatura de 25ºC foi considerada ideal para promover a germinação de sementes de Palmeira Real Australiana.

Keywords : Archontophoenix alexandrae (F. v. Muell.) H. A. Wendl. & Drude; vigor de sementes; palmito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese