SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Nitrogen sources and application times on winter common bean under no-till systemSelectivity of ALS inhibitors herbicides at different stages of upland rice development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

KOBAYASTI, Leimi et al. Incidência de fungos em sementes de pinhão-manso. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 385-390. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.10948.

O conhecimento de patógenos associados a sementes é essencial para a elaboração de recomendações de manejo de uma cultura. Dessa forma, objetivou-se determinar os patógenos associados a sementes de pinhão-manso, para possibilitar o desenvolvimento de estratégias de controle dos mesmos. Para o teste de sanidade, utilizou-se o método do papel de filtro (blotter test), modificado com restritor hídrico NaCl - 1,0 MPa, e avaliação após sete dias de incubação, a 25ºC, com fotoperíodo de 12 horas. As sementes de pinhão-manso analisadas apresentaram alta frequência de espécies fúngicas, independentemente da desinfestação superficial das mesmas. Foram observados 19 gêneros de fungos, destacando-se Alternaria alternata, Colletotrichum sp., Fusarium spp. e Rhizoctonia solani, os quais são comumente patogênicos e devem ter sua relevância considerada.

Keywords : Jatropha curcas L; teste de sanidade; fungos fitopatogênicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese