SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Fontes e épocas de aplicação de nitrogênio em feijoeiro de inverno sob sistema plantio diretoSeletividade de herbicidas inibidores de ALS em diferentes estádios de desenvolvimento do arroz de terras altas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

KOBAYASTI, Leimi et al. Incidência de fungos em sementes de pinhão-manso. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 385-390. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.10948.

O conhecimento de patógenos associados a sementes é essencial para a elaboração de recomendações de manejo de uma cultura. Dessa forma, objetivou-se determinar os patógenos associados a sementes de pinhão-manso, para possibilitar o desenvolvimento de estratégias de controle dos mesmos. Para o teste de sanidade, utilizou-se o método do papel de filtro (blotter test), modificado com restritor hídrico NaCl - 1,0 MPa, e avaliação após sete dias de incubação, a 25ºC, com fotoperíodo de 12 horas. As sementes de pinhão-manso analisadas apresentaram alta frequência de espécies fúngicas, independentemente da desinfestação superficial das mesmas. Foram observados 19 gêneros de fungos, destacando-se Alternaria alternata, Colletotrichum sp., Fusarium spp. e Rhizoctonia solani, os quais são comumente patogênicos e devem ter sua relevância considerada.

Palavras-chave : Jatropha curcas L; teste de sanidade; fungos fitopatogênicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português