SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Selectivity of ALS inhibitors herbicides at different stages of upland rice developmentSeasonal forests in the Brazilian savannah: an overview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

TERAMOTO, Adriana et al. Escala diagramática para avaliação da severidade da mancha alvo em folhas de pepineiro. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 439-445. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.12017.

Devido à ausência de escala diagramática para a mancha alvo do pepineiro, causada por Corynespora cassiicola, verificou-se a necessidade de um sistema de quantificação da doença, que proporcionasse maior rapidez e precisão na obtenção dos resultados. Para tanto, uma escala diagramática foi elaborada, considerando-se o limite máximo e mínimo de severidade da doença observados no campo. Os valores intermediários da escala seguiram incrementos logarítmicos para os sintomas da mancha alvo (0,3%; 0,8%; 2%; 5%; 11,5%; 25%; e 46%). Para a validação da escala, oito avaliadores quantificaram a severidade da doença, em cinquenta folhas com diferentes níveis de doença. Inicialmente, a estimativa da severidade foi feita sem auxílio da escala. A seguir, os mesmos avaliadores, utilizando a escala diagramática proposta, estimaram a severidade nas mesmas folhas avaliadas anteriormente. As avaliações com a escala diagramática foram mais precisas e acuradas, nas estimativas da maioria dos avaliadores. A escala diagramática proposta foi considerada adequada para estimar a severidade da mancha alvo, em folhas de pepineiro, e poderá ser utilizada em estudos epidemiológicos e de avaliação de estratégias de controle desta doença.

Keywords : Corynespora cassiicola (Berk. & Curt.) C.T. Wei; Cucumis sativus L.; patometria; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese