SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Diagrammatic scale to evaluate target spot severity in cucumber plant leavesReference evapotranspiration: current analysis of different estimating methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

PEREIRA, Benedito Alísio da Silva; VENTUROLI, Fábio  and  CARVALHO, Fabrício Alvim. Florestas estacionais no cerrado: uma visão geral. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.3, pp. 446-455. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i3.12666.

As florestas estacionais ocupam, aproximadamente, 15% da área do Cerrado e estão entre os tipos de vegetação mais degradados e fragmentados, neste bioma. Este estudo teve como objetivo fornecer uma visão geral do estado atual do conhecimento sobre estas florestas e divulgar informações que possam contribuir para a ampliação e o aprofundamento dos estudos já realizados. O trabalho mostra que estudos já esclareceram grande parte das questões levantadas pelos primeiros investigadores, mas que o conhecimento de alguns aspectos ainda permanece incompleto. Foram apontados a redução das intervenções destrutivas do homem, nas áreas remanescentes, e o restabelecimento da conectividade entre os fragmentos e o desenvolvimento de métodos de exploração sustentável como os maiores desafios a serem enfrentados pelos agentes envolvidos no estudo e na gestão destas florestas.

Keywords : Fitogeografia; biodiversidade; desmatamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese