SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Treatments for seed dormancy release in Brachiaria humidicola (Rendle) SchweickFig tree growth under different crop conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

TIMOSSI, Paulo César et al. Supressão de plantas daninhas e produção de sementes de crotálaria, em função de métodos de semeadura. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2011, vol.41, n.4, pp. 525-530. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.5216/pat.v41i4.11603.

Espécies de adubos verdes podem suprimir significativamente a infestação de plantas daninhas, por apresentarem crescimento rápido, aumentando a competição interespecífica, principalmente por espaço. Objetivou-se, com esta pesquisa, avaliar métodos de semeadura de Crotalaria juncea L., cultivada na entressafra, sobre a supressão de plantas daninhas e produção de sementes. Adotou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso, com quatro tratamentos (semeadura no espaçamento entre linhas de 0,50 m e 0,75 m e a lanço e área sem semeadura - pousio) e três repetições. Aos 50 dias após a semeadura (DAS), foi determinada a densidade e composição específica de plantas daninhas. Para a determinação de massa seca, foram feitas coletas, aos 100 DAS, de plantas daninhas e crotalária e, aos 200 DAS, apenas de plantas daninhas. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey, a 5%. Pôde-se concluir que a presença da crotalária suprimiu o desenvolvimento da comunidade de plantas daninhas, sem apresentar diferenças entre os tratamentos propostos. O mesmo aconteceu com a produtividade de sementes.

Keywords : Crotalaria juncea L; controle cultural; adubos verdes; sucessão de culturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese