SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Physiological quality of seeds and growth of bean seedlings in relation to pre-harvest paraquat applicationsPopcorn intercropped with bean under different plant arrangements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

SILVA, Samuel de Deus da; PRESOTTO, Rafael Antônio; MAROTA, Helen Botelho  and  ZONTA, Everaldo. Uso de torta de mamona como fertilizante orgânico. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 19-27. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100003.

A torta de mamona é um resíduo da produção de biodiesel, que apresenta grande potencial como fertilizante orgânico, mas, também, teores de sódio em sua constituição, em decorrência do uso de NaOH, como catalisador da reação de transesterificação, para produzir o biodiesel. O objetivo do estudo foi avaliar o potencial de uso da torta de mamona resultante da produção de biodiesel direto da semente como fertilizante orgânico, no cultivo de mamoneira (Ricinus communis L.). A torta foi lavada com água, na relação 1:4 (m/v), com a finalidade de reduzir os teores de sódio. Avaliou-se a altura de plantas, massa fresca e seca da parte aérea, teores totais de nutrientes na raiz e na parte aérea, além dos elementos residuais após o cultivo. O estudo foi realizado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica (RJ). Utilizou-se a cultivar Al Guarani, cultivada em casa-de-vegetação, durante 70 dias, em substrato de Cambissolo proveniente da Chapada do Apodi (RN), e delineamento de blocos casualizados, em arranjo fatorial 6x2 (seis doses de torta: 0 Mg ha-1, 5 Mg ha-1, 10 Mg ha-1, 20 Mg ha-1, 40 Mg ha-1 e 80 Mg ha-1; e dois estados da torta: in natura e tratada), com três repetições. Os teores de sódio presentes na torta não são prejudiciais às plantas de mamona, a curto prazo. No geral, a maior dose de torta de mamona in natura ou tratada, equivalente a 80 Mg ha-1, promoveu maior liberação de nutrientes ao solo.

Keywords : Ricinus communis L.; sódio; biocombustíveis; nutrientes minerais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese