SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Use of castor bean cake as an organic fertilizerConservation of minimally processed green pepper conditioned in different plastic packages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

VIEGAS NETO, Antonio Luiz et al. Milho pipoca consorciado com feijão em diferentes arranjos de plantas. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 28-33. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100004.

O cultivo de milho pipoca em consórcio com feijão é uma alternativa para o pequeno produtor, por proporcionar maior retorno econômico e aproveitamento da área de cultivo, além de diminuir os riscos de perda. Neste trabalho, avaliaram-se diferentes sistemas de consórcio de milho pipoca com feijão. O experimento foi realizado em campo experimental da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados (MS). Utilizou-se delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições, e tratamentos em esquema de parcelas subdivididas, no qual as parcelas constituíram-se de duas cultivares de milho pipoca (Zélia e BRS Ângela) e as subparcelas de três sistemas de consórcio de milho pipoca com feijão BRS MG Pioneiro (milho + feijão na linha do milho, milho + feijão na entrelinha do milho e milho + feijão na linha do milho + feijão na entrelinha do milho) e milho pipoca em monocultivo. Os sistemas de consórcio avaliados não afetaram a produtividade do milho pipoca e a semeadura do feijão na linha + entrelinha do milho resultou em maior produtividade da leguminosa. De maneira geral, o consórcio das duas espécies reduziu os rendimentos do feijoeiro, entretanto, devido aos valores do Índice de Equivalência de Área, foi 50% a 91% mais eficiente que os monocultivos.

Keywords : Zea mays everta B.; Phaseolus vulgaris L.; índice de equivalência de área.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese