SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Efficiency of entomopathogenic nematodes and chemical insecticides against Sphenophorus levis and Leucothyreus sp. on sugarcaneParameters estimates of heterosis in hybrid maize F2 populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

RABELO, Max Well de Oliveira  and  GRIEBELER, Nori Paulo. Determinação de incremento de altura de camalhão na integração terraço-estrada. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 49-55. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100007.

A erosão hídrica é um dos principais causadores de degradação em áreas agrícolas, resultando em prejuízos econômicos, sociais e ambientais. As práticas conservacionistas são ferramentas importantes para reduzir o risco de erosão e o seu correto dimensionamento é fundamental para o sucesso. Atualmente, existem tanto modelos para o dimensionamento de estradas rurais quanto para o dimensionamento de terraços, porém, não há integração entre eles. A integração entre terraceamento e acumulação de escoamento superficial de estradas, embora recomendada e utilizada, pode aumentar os riscos de erosão e rompimento dos terraços, caso não seja realizada com o correto dimensionamento. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo desenvolver um modelo de integração terraço-estrada e uma rotina de cálculo para permitir tal integração. A rotina foi utilizada para dimensionar um sistema conservacionista integrado. Os resultados obtidos mostram que, embora, em alguns terraços, o incremento na altura seja pequeno, o dimensionamento se faz necessário, pois permite identificar pontos críticos à integração, e, sem ele, o terraço teria problemas de armazenamento. Concluiu-se que a metodologia apresentada permitiu calcular o incremento na altura recomendada dos terraços, sendo esta uma alternativa viável, com um pequeno incremento na altura do terraço. A aplicação da rotina de cálculo foi simples, porém, a geração de ferramentas computacionais facilitaria o seu uso e reduziria os riscos de erro de cálculo.

Keywords : Modelo hidrológico; conservação do solo; erosão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese