SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Topdressing nitrogen in maize crop under consolidated conventional and no-tillage systemsChemical control of upland rice blast: effects on fungi not targeted by phylloplane author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

ATAIDE, Glauciana da Mata; FLORES, Andressa Vasconcelos  and  LIMA E BORGES, Eduardo Euclydes de. Alterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de Pterogyne nitens tull. Durante o envelhecimento artificial. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 71-76. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100010.

O teste de envelhecimento acelerado é utilizado para avaliar o vigor e a qualidade de sementes. O presente trabalho teve como objetivo investigar e estabelecer relações entre a deterioração, alterações fisiológicas e atividade da enzima catalase, durante o envelhecimento artificial de sementes de Pterogyne nitens. Para tanto, sementes de P. nitens sem e com superação da dormência, por meio da aplicação de ácido sulfúrico concentrado (95-99%), durante 10 minutos, foram submetidas ao teste de envelhecimento acelerado, por 0, 24, 48 e 72 horas, determinando-se a percentagem de germinação, peroxidação de lipídios e atividade da enzima catalase. O envelhecimento artificial afetou significativamente a viabilidade e vigor das sementes, após prévia superação da dormência, observando-se decréscimo na germinação e na atividade da enzima catalase e aumento na peroxidação de lipídios, durante o envelhecimento. Nas sementes que não tiveram a dormência superada, não foi observada relação entre o envelhecimento artificial, alterações fisiológicas e atividade da enzima, de forma que a dormência atua como um mecanismo protetor do estresse oxidativo nas sementes.

Keywords : Deterioração de sementes; enzima catalase; peroxidação de lipídio; germinação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese