SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Economic aspects of beef cattle productionNutritional efficiency of Stylosanthes guianensis cv. Mineirão according to soil correction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

DAMIANI, Clarissa et al. Potencial antioxidante de geleia de araçá durante o armazenamento. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 90-98. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100013.

A geleia de araçá é uma alternativa promissora de expansão do consumo deste fruto, além de agregar valor ao mesmo e promover a divulgação dos frutos do Cerrado brasileiro. Assim, o objetivo deste trabalho foi estudar as características físicas e químicas da geleia de araçá e avaliar a presença e comportamento dos compostos antioxidantes e cor, durante 12 meses de armazenamento. Os resultados obtidos da composição centesimal, açúcares, fibras, pectina e consistência mostraram que o uso do araçá foi adequado para a produção de geleias e que o produto se manteve dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira. A acidez total, compostos fenólicos, parâmetros de cor e ácidos orgânicos reduziram-se durante o armazenamento, contudo, o pH e o potencial antioxidante aumentaram, durante um ano de estocagem. Assim, concluiu-se que a geleia de araçá é um produto com boas características nutricionais, que apresenta bons níveis de compostos antioxidantes, durante o armazenamento, e atende às exigências do consumidor moderno, ou seja, praticidade e saudabilidade.

Keywords : Psidium Guineenses Sw.; frutos do Cerrado; compostos fenólicos.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English