SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Antioxidant potential of Psidium guinnensis Sw. jam during storagePotassium in the early development stage of unburned sugarcane ratoon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

LOPES, Jalison et al. Valor nutritivo do estilosantes Mineirão em função da correção do solo. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 99-105. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100014.

A principal expectativa no uso de leguminosas em pastagens é a melhoria da produção animal e redução dos custos de produção. O presente experimento foi conduzido em casa-de-vegetação, com o objetivo de avaliar os efeitos do uso de dois corretivos de acidez do solo e doses de fósforo sobre os teores de P, Ca, Mg, Si, proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) do Stylosanthes guianensis cv. Mineirão. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições, com os tratamentos dispostos em esquema fatorial 5x2, com cinco doses de P (50 mg dm-3, 100 mg dm-3, 200 mg dm-3, 400 mg dm-3 e 800 mg dm-3 de solo) e dois corretivos (calcário dolomítico e silicato de Ca e Mg). Tanto a calagem como a silicatagem, previamente à fosfatagem, foram capazes de garantir teores de P, Mg, Ca, PB, FDN e FDA compatíveis, em plantas de estilosantes Mineirão, com bons desempenhos de animais em pastejo. O aumento do teor de silício no estilosantes Mineirão, decorrente da silicatagem, não reduziu a DIVMS. A substituição do calcário por silicato de Ca e Mg não prejudicou o valor nutritivo do estilosantes Mineirão submetido a doses de fósforo.

Keywords : Stylosanthes guianensis (Aubl.) Sw.; fosfatagem; calagem; silicatagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese