SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Potassium in the early development stage of unburned sugarcane ratoonAccelerated aging of Jatropha curcas L. seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

MOTOMIYA, Anamari Viegas de Araujo; MOLIN, José Paulo; MOTOMIYA, Wagner Rogerio  and  ROJO BAIO, Fábio Henrique. Mapeamento do índice de vegetação da diferença normalizada em lavoura de algodão. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp. 112-118. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100016.

Os dados de sensoriamento remoto em campo podem fornecer informações detalhadas sobre a variabilidade de parâmetros biofísicos ligados à produtividade em grandes áreas e apresentam potencial para o monitoramento destes parâmetros, ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento da cultura. Este trabalho objetivou mapear a variabilidade espacial do índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) e seus componentes, em duas lavouras comerciais de algodão (Gossipium hirsutum L.), utilizando sensor óptico ativo, em nível terrestre. Os dados foram coletados utilizando-se sensor instalado em um pulverizador autopropelido agrícola. Um receptor GPS foi acoplado ao sensor, para a obtenção das coordenadas dos pontos de amostragem. As leituras foram realizadas em faixas espaçadas em 21,0 m, aproveitando-se as passadas do veículo no momento da pulverização de agroquímicos, e os dados submetidos à análise estatística clássica e geoestatística. Mapas de distribuição espacial das variáveis foram elaborados pela interpolação por krigagem. Observou-se maior variabilidade espacial do NDVI e da reflectância espectral da vegetação na região do infravermelho próximo (IVP) (880 nm) e do visível (590 nm) na lavoura com maior estresse fisiológico, devido ao ataque do percevejo castanho [Scaptocoris castanea (Hem.: Cydnidae)], em relação à lavoura sadia.

Keywords : Gossypium hirsutum L.; geoestatística; sensoriamento remoto; variabilidade espacial; sensor óptico ativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese