SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Accelerated aging of Jatropha curcas L. seeds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

FIDELIS, Rodrigo Ribeiro et al. Eficiência do uso de nitrogênio em genótipos de arroz de terras altas. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2012, vol.42, n.1, pp.124-128. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632012000100018.

A planta de arroz caracteriza-se por apresentar alta demanda por nutrientes, sendo o nitrogênio o principal fator limitante à sua produtividade. Objetivou-se, com este trabalho, verificar a existência de diferenças entre variedades locais e melhoradas de arroz, quanto à eficiência do uso de nitrogênio, em solo de Cerrado, no município de Gurupi (TO). Os tratamentos envolveram sete cultivares de arroz (BRS-Caiapó, BRS-Bonança, Epagri-114, BRS-Sertaneja, BRS-Primavera, BRSMG-Conai e BRSMG-Curinga), cultivadas em dois ambientes distintos. Para simular ambientes com baixo e alto nível de nitrogênio, foram utilizados 20 kg ha-1 e 120 kg ha-1 de N, respectivamente. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Os caracteres avaliados foram produtividade de grãos, dias para florescimento, dias para maturação, acamamento, altura de plantas e massa de cem grãos. Concluiu-se que o ambiente com alto teor de nitrogênio promoveu maiores alturas de planta, que o ambiente com menor nível de nitrogênio retardou o florescimento das cultivares e que a cultivar BRSMG-Curinga foi a única que respondeu ao acréscimo de adubação, com aumento significativo na produtividade de grãos.

Keywords : Oryza sativa L.; estresse mineral; arroz de sequeiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License