SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Upland rice tolerance to drought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

GARCIA GARCIA, Rodrigo et al. Calendário agrícola para a cultura do milho em Sinop (MT). Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2013, vol.43, n.2, pp.218-222. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/S1983-40632013000200014.

O presente trabalho objetivou determinar um calendário agrícola para a cultura do milho, na microrregião de Sinop (MT), avaliando-se as seguintes variáveis: precipitação pluviométrica, temperatura do ar e evapotranspiração. Com base nas exigências térmicas de híbrido precoce, foi utilizado o método da soma térmica ou graus-dia, para definir a ocorrência dos estádios fenológicos, levando-se em consideração a temperatura superior (30ºC) e inferior (10ºC). A estação de crescimento foi determinada com base na variação dos totais médios decendiais da precipitação pluvial e evapotranspiração de referência, para a localidade. Para o estabelecimento do calendário, foram observadas as exigências térmicas necessárias para completar as fases fenológicas, a distribuição de precipitação pluvial durante estas fases e a probabilidade de ocorrência de, pelo menos, cinco dias secos, nos decêndios. A melhor época para a semeadura foi observada entre o 30º e 32º decêndios, no final de outubro e início de novembro.

Keywords : Precipitação pluviométrica; temperatura do ar; evapotranspiração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License