SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Estresse hídrico e salino em sementes de soja classificadas em diferentes tamanhosEnxofre elementar ou sulfato de cálcio para remediação de solos salino-sódicos? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

SILVA, Leandro Souza da et al. Disponibilidade de potássio a arroz irrigado por alagamento em solos de várzea. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2015, vol.45, n.4, pp.379-387. ISSN 1517-6398.  https://doi.org/10.1590/1983-40632015v4535437.

O método usualmente empregado para avaliação da disponibilidade de potássio (K) no solo (Mehlich-1) não estima as formas não trocáveis do elemento. No entanto, essas formas podem contribuir de maneira significativa no suprimento às plantas de arroz irrigado por alagamento. Objetivou-se avaliar formas de K em solos de várzea por diferentes métodos e associá-las às quantidades de K absorvidas por plantas de arroz irrigado por alagamento. O experimento foi conduzido em casade-vegetação, com amostras de 14 solos de várzea cultivados com arroz (cultivar IRGA 417) e irrigados por alagamento. Nas amostras de solo, o K foi extraído com cloreto de cálcio, Mehlich-1, tetrafenil borato de sódio (NaTFB) e ácido fluorídrico, antes e após o cultivo. Na parte aérea das plantas, foi determinada a quantidade de K absorvido. Houve ampla variação na quantidade de K total para os solos de várzea. A variação na quantidade de K extraído pelo método Mehlich-1 não explica a quantidade de K absorvida pelas plantas de arroz irrigado para todos os solos. O método NaTFB foi mais sensível em estimar o K disponível em solos de várzea cultivados com arroz irrigado por alagamento.

Palavras-chave : Oryza sativa; tetrafenil borato de sódio; absorção de potássio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )