SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue4Rootstocks influence yield performance of navel orange trees after drastic pruningInfluence of soil bulk density on shoot and root traits of crotalaria author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

Print version ISSN 1517-6398On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

BASSO, Claudir José; SOMAVILLA, Lucindo; SILVA, Rodrigo Ferreira da  and  SANTI, Antônio Luis. Intervenção mecânica e gesso agrícola para mitigar o gradiente vertical de cátions sob sistema de plantio direto. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2015, vol.45, n.4, pp.456-463. ISSN 1517-6398.  https://doi.org/10.1590/1983-40632015v4537764.

O gesso agrícola tem sido apontado como melhorador das características químicas do solo em profundidade porque favorece a movimentação de alguns nutrientes para camadas inferiores do solo. Porém, questiona-se a efetividade dessa prática como ferramenta para uma melhor distribuição de alguns nutrientes no perfil de solos de textura argilosa e em áreas de plantio direto já consolidado. Objetivou-se avaliar o impacto de doses de gesso agrícola e de uma única intervenção mecânica (aração + duas gradagens) efetuada somente na instalação do experimento sobre o gradiente de distribuição de alguns nutrientes no perfil do solo. Doses de 0 t ha-1, 2 t ha-1, 4 t ha-1 e 6 t ha-1 de gesso agrícola foram aplicadas a lanço, nos estádios iniciais de desenvolvimento da aveia branca. Foram efetuados quatro cultivos da sucessão soja/milho e aveia como planta de cobertura de inverno. O manejo de solo com uma única operação de aração e gradagem, em áreas há vários anos sob sistema de plantio direto, não minimiza o gradiente de fertilidade do solo. Para esse solo com teor de argila acima de 70 %, o gesso foi pouco eficiente em promover a mobilidade vertical de cátions aos 36 meses após sua aplicação, sendo os efeitos limitados aos primeiros 0,10 m de profundidade, diferentemente do observado para o ânion S-SO42-.

Keywords : Lixiviação; perfil do solo; nutrientes catiônicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )