SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Seletividade e eficiência de herbicidas no controle de plantas daninhas infestantes do sorgo sacarinoEstimativa da área foliar de cana-de-açúcar a partir do índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) corrigido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

FRANCA, André Cabral et al. Fungos micorrízicos aumentam a competitividade de cafeeiro frente à interferência de Bidens pilosa. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2016, vol.46, n.2, pp.132-139. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632016v4639485.

As micorrizas proporcionam diversos benefícios às plantas de cafeeiro. Avaliou-se se esses benefícios influenciam nos danos causados pela competição de Bidens pilosa com plantas jovens de café. Utilizou-se delineamento em blocos casualizados, com tratamentos estabelecidos pelo fatorial 2 x 3 (presença e ausência da interferência de B. pilosa em plantas inoculadas com Claroideoglomus etunicatum ou Dentiscutata heterogama e não inoculadas). Plântulas de café foram inoculadas com esporos dos fungos e se desenvolveram por 120 dias. Em seguida, foram submetidas à interferência de B. pilosa por mais 120 dias, quando foram coletados dados de crescimento, colonização micorrízica, massa seca e teores foliares de nutrientes no cafeeiro. Também foram avaliados a massa seca e os teores de nutrientes em plantas de B. pilosa. A inoculação proporcionou melhor crescimento e nutrição das plantas de café. A competição com B. pilosa reduziu a colonização micorrízica, altura, área foliar, massa seca de folhas e de caule, massa seca de raízes, número de ramos plagiotrópicos e teores de P e Fe das plantas de café, porém, esse efeito foi menor nas plantas inoculadas. A massa seca de B. pilosa diminuiu sob a interferência de plantas de café inoculadas. A inoculação de C. etunicatum e D. heterogama, em mudas de café arábica, aumenta a capacidade competitiva da cultura frente à interferência de B. pilosa.

Palavras-chave : Claroideoglomus etunicatum; Coffea arabica L.; Dentiscutata heterogama.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )