SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número2Isolamento e seleção de bactérias promotoras de crescimento vegetal associadas a cana-de-açúcarCrescimento e absorção de nutrientes em palmeira Juçara inoculada com fungos micorrízicos arbusculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

COSTA, Claudio Hideo Martins da et al. Adubação nitrogenada em braquiarão: decomposição da fitomassa e liberação de nutrientes. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2016, vol.46, n.2, pp.159-168. ISSN 1983-4063.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632016v4639297.

A aplicação de nitrogênio (N) em cobertura ou pré-semeadura aumenta a produção de fitomassa, gerando maior acúmulo de nutrientes e favorecendo indiretamente a cultura em sucessão. Contudo, a adubação com N pode alterar a decomposição e a dinâmica de nutrientes da fitomassa. Objetivou-se avaliar a taxa de decomposição, celulose e lignina e velocidade de liberação de nutrientes da fitomassa do braquiarão, em função da aplicação de N. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, em esquema fatorial constituído por dois níveis de adubação nitrogenada e seis épocas de coleta após dessecação [0, 14, 34, 41, 51 e 68 dias após o manejo (DAM)]. A aplicação de N em cobertura no braquiarão aumenta a produção de matéria seca e o acúmulo de N, mas não altera a velocidade de decomposição e liberação. A adubação nitrogenada reduz a relação C/N, porém, não altera os teores de celulose, lignina e a decomposição e liberação de N, K, Ca, Mg, C e Si. A quantidade de P e S acumulada na planta e liberada para o solo aumenta com a adubação nitrogenada. As máximas taxas de liberação ocorrem no período de 0-14 DAM, de forma mais intensa para o P e S quando o N é aplicado. Esses resultados evidenciam o elevado potencial dessa espécie para sistemas de integração lavoura-pecuária, com algumas vantagens que podem ser potencializadas com doses maiores de N.

Palavras-chave : Urochloa brizantha; celulose; lignina; persistência de palhada; reciclagem de nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )