SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue4Structural changes in leaves and roots are anatomical markers of aluminum sensitivity in sunflower1Inbreeding depression in crambe1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Tropical

On-line version ISSN 1983-4063

Abstract

SILVA, Laércio Santos et al. Teores de metais pesados em Latossolos cultivados com olerícolas. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2016, vol.46, n.4, pp.391-400. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632016v4641587.

Metais pesados são naturalmente encontrados em solos, mas suas concentrações podem ser aumentadas por meio de ações antrópicas. Objetivou-se determinar as concentrações de Cd, Cu, Mn, Ni, Pb e Zn em Latossolos Amarelos de áreas produtoras de olerícolas, bem como a influência do cultivo e da posição no relevo dos solos no acúmulo desses elementos. Amostras de solo foram coletadas em cinco propriedades e quatro áreas com vegetação natural, as quais serviram de referência. O solo foi coletado nos terços superior, médio e inferior da encosta, nas linhas de plantio, e no topo, nas áreas de mata, em três profundidades (0,0-0,10 m; 0,10-0,30 m; e 0,30-0,60 m). Os resultados das análises químicas demonstraram que as concentrações de Cd, Cu, Mn, Pb e Zn nos solos foram aumentadas pelo cultivo. Apenas Cd e Cu estiveram acima do valor de referência de qualidade para Pernambuco. As técnicas de análise multivariada utilizadas foram eficientes para separação dos ambientes e para diferenciação da origem dos metais. Os solos nas áreas de mata foram claramente separados das áreas de cultivo, demonstrando o efeito das práticas agrícolas sobre os teores dos metais nos solos. A análise de componentes principais indicou origem predominantemente antropogênica (adubação fosfatada) para Cd, nas amostras de solo mais superficiais.

Keywords : Metais-traço; análise multivariada; cádmio.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )