Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Pesquisa Agropecuária Tropical
versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063
Resumo
PEREIRA, Lilian Elgalise Techio; HERLING, Valdo Rodrigues; AVANZI, Junior Cesar e SILVA, Sila Carneiro da. Características morfogênicas e estruturais de capim-braquiária em resposta a calagem e severidade de corte. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.1, pp.1-11. ISSN 1983-4063. https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4849212.
O controle da acidez do solo por meio de calagem, aliado à adoção de manejo correto, são fatores essenciais para a manutenção da produtividade de pastagens. Avaliaram-se, ao longo da rebrotação, no final da primavera e verão, as características morfogênicas e estruturais da Urochloa decumbens cv. Basilisk, em dosséis que receberam (0,7 t ha-1 e 1,0 t ha-1) ou não calagem, submetidos a cortes severos ou lenientes (resíduo correspondente a 40 % ou 60 % da altura pré-corte, respectivamente). Os tratamentos foram distribuídos em arranjo fatorial 3 x 2, em delineamento de blocos completos casualizados, com 3 repetições (parcelas de 80 m2). O aumento nas doses de calcário não resulta em maior massa de forragem, densidade populacional de perfilhos ou recuperação mais rápida do dossel. O peso médio de perfilhos diminui, enquanto a duração da rebrotação aumenta linearmente, com aumentos nas doses de calcário, particularmente no final da primavera. Aumentos nas taxas de alongamento de colmos e senescência de folhas e diminuição nas taxas de alongamento de folhas ocorrem a partir do 15º dia de rebrotação, independentemente da quantidade de calcário ou severidade de corte. Severidades de corte variando de 40 % a 60 % da altura pré-corte mostraram-se dentro dos limites de tolerância à desfolhação em U. decumbens. As doses de calcário adotadas tiveram apenas impactos marginais nas características morfogenênicas de U. decumbens.
Palavras-chave : Urochloa decumbens cv. Basilisk; alongamento de colmos; dinâmica de rebrotação; interceptação luminosa.