SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Desempenho de híbridos de sorgo granífero em solos com baixa e alta saturação por alumínio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

PEREIRA, Lilian Elgalise Techio; HERLING, Valdo Rodrigues; AVANZI, Junior Cesar  e  SILVA, Sila Carneiro da. Características morfogênicas e estruturais de capim-braquiária em resposta a calagem e severidade de corte. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.1, pp.1-11. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4849212.

O controle da acidez do solo por meio de calagem, aliado à adoção de manejo correto, são fatores essenciais para a manutenção da produtividade de pastagens. Avaliaram-se, ao longo da rebrotação, no final da primavera e verão, as características morfogênicas e estruturais da Urochloa decumbens cv. Basilisk, em dosséis que receberam (0,7 t ha-1 e 1,0 t ha-1) ou não calagem, submetidos a cortes severos ou lenientes (resíduo correspondente a 40 % ou 60 % da altura pré-corte, respectivamente). Os tratamentos foram distribuídos em arranjo fatorial 3 x 2, em delineamento de blocos completos casualizados, com 3 repetições (parcelas de 80 m2). O aumento nas doses de calcário não resulta em maior massa de forragem, densidade populacional de perfilhos ou recuperação mais rápida do dossel. O peso médio de perfilhos diminui, enquanto a duração da rebrotação aumenta linearmente, com aumentos nas doses de calcário, particularmente no final da primavera. Aumentos nas taxas de alongamento de colmos e senescência de folhas e diminuição nas taxas de alongamento de folhas ocorrem a partir do 15º dia de rebrotação, independentemente da quantidade de calcário ou severidade de corte. Severidades de corte variando de 40 % a 60 % da altura pré-corte mostraram-se dentro dos limites de tolerância à desfolhação em U. decumbens. As doses de calcário adotadas tiveram apenas impactos marginais nas características morfogenênicas de U. decumbens.

Palavras-chave : Urochloa decumbens cv. Basilisk; alongamento de colmos; dinâmica de rebrotação; interceptação luminosa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )