SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Zoneamento agroclimático para a cultura do cafeeiro em AngolaReação de acessos de feijão-fava a Meloidogyne javanica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

DANTAS, Andréa Mirne de Macêdo et al. Controle alternativo de doenças pós-colheita em mamão Tainung 1. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.1, pp.29-35. ISSN 1517-6398.  https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4850938.

O manejo de doenças pós-colheita de mamão sem o uso de agrotóxicos é um desafio para os produtores. Objetivou-se avaliar o efeito do óleo essencial de cravo-da-índia, do fungicida biológico Trichodermil®, do indutor de resistência Cob Sistem® e do fungicida químico Imazacure®, no controle in vitro de fungos fitopatogênicos isolados de mamão e na qualidade pós-colheita de mamão Tainung 1. O experimento in vitro foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com 5 fungos x 5 tratamentos e cinco repetições. No experimento in vivo, utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com 5 tratamentos x 5 tempos de armazenamento, cinco repetições e três frutos por repetição. Os frutos foram armazenados sob refrigeração a 10 ± 2 ºC e 90 ± 5 % de umidade relativa e avaliados nos tempos 0, 7, 14, 21 e 28 dias, mais dois dias de tempo de prateleira a 25 ± 2 ºC, para simular condições de comercialização. Avaliou-se a inibição do crescimento micelial para o experimento in vitro e, para o in vivo, a ocorrência de doenças e a qualidade pós-colheita dos frutos. O óleo essencial de cravo-da-índia e Trichodermil® foram tão eficientes quanto o Imazacure® na inibição do crescimento micelial de Alternaria sp., Colletotrichum gloeosporioides e Rhizopus sp. Até 21 dias de armazenamento, os tratamentos com cravo-da-índia, Trichodermil® e Imazacure® foram iguais, quanto ao controle de patógenos. Os tratamentos não propiciaram diferença quanto aos sólidos solúveis dos frutos.

Palavras-chave : Carica papaya L.; Syzygium aromaticum; Trichoderma harzianum; fosfito de cobre.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )