SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Controle alternativo de doenças pós-colheita em mamão Tainung 1Modelos agrometeorológicos para estimar o rendimento de mandioca doce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão impressa ISSN 1517-6398versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

LUCENA, Francisco Tarcísio et al. Reação de acessos de feijão-fava a Meloidogyne javanica. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2018, vol.48, n.1, pp.36-42. ISSN 1517-6398.  https://doi.org/10.1590/1983-40632018v4849761.

O feijão-fava é uma das leguminosas mais apreciadas na região Nordeste, exercendo forte influência socioeconômica sobre as comunidades dessa região. No entanto, a baixa produtividade relacionada a fatores bióticos e abióticos limita o aumento da produção. Dentre os agentes biológicos, os nematoides de galhas comprometem seu desenvolvimento vegetativo e produtivo. Com o objetivo de selecionar genótipos resistentes a Meloidogyne javanica, conduziu-se experimento em casa-de-vegetação e em laboratório, em delineamento inteiramente casualizado, com 15 acessos de feijão-fava e cinco repetições. Avaliou-se a reação dos acessos de feijão-fava por meio da infectividade e da reprodução de M. javanica, bem como as principais características agronômicas da cultura. Houve variação no nível de resistência entre os acessos avaliados, sendo que Lavandeira preta, Orelha de vó e Fava cearense foram considerados muito resistentes, enquanto Lavandeira vermelha mostrou-se levemente resistente e os demais foram suscetíveis.

Palavras-chave : Phaseolus lunatus; nematoides de galhas; controle genético.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )